quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Questionário sobre Kant

1.Caracterize o pensamento ético de Kant e explique o significado de cada um dos conceitos.
R: O pensamento ético de Kant é intitulada como racionalista porque se fundamenta na razão, formal, deontológica porque a moralidade da acção é determinada em função do dever e intencionalista porque tem a ver com a intenção de cada um.

2.Qual e o principio supremo da moral no modelo ético de Kant? Justifique.
R: O princípio supremo da moral no modelo ético de Kant é agir seguindo o dever e a boa vontade.

3. Resuma em poucas palavras o texto da FMC (Fundamentação da Metafísica dos Costumes) que se encontra no manual, pág.102?
R: O que o texto pretende dizer é que temos qualidades que podemos dizer que são boas mas essas mesmas qualidades podem se tornar em negativas se não tivermos a boa vontade e não as usarmos para agirmos de forma moral mas sim para agirmos de forma imoral.

4.“Se quiseres que os outros te respeitem, deves falar a verdade”. Kant subscreveria esta afirmação? Justifique a sua resposta.
R: Não, Kant não subscreveria esta afirmação pois Kant acha que não devemos falar a verdade só para sermos respeitados mas sim falar a verdade porque é isso que é correcto e é isso que é no nosso dever.


5.“Só são verdadeiramente boas as acções de uma boa vontade e a vontade só e boa quando age por dever”. Kant subscreveria esta afirmação?
R: Sim, porque a boa vontade é boa por agirmos bem sem a intervenção de qualquer inclinação assim a boa vontade age por respeito ao dever.

6.O que é para Kant a lei Moral?
R: Para Kant a lei Moral é a lei comum a todos os sujeitos morais – que constitui o princípio do agir e o fim da acção. A lei Moral radica na boa vontade contra todo o interesse, ganho ou inclinação natural.

7.Tendo nascido em 1924, o autor tornou-se um dos principais pensadores do iluminismo. Defina iluminismo.
R: Iluminismo é um dos mais importantes e prolíficos períodos da história intelectual e cultural ocidental. O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de acção. Sintetiza diversas tradições filosóficas, sociais, políticas, correntes intelectuais e atitudes religiosas.
Para Kant Iluminismo: “representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direcção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direcção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - Esse é o lema do Iluminismo”

8.Porque razão se afirma que a ética de Kant, não tem conteúdos? Justifique a sua resposta.
R: Afirma se que a ética de Kant não tem conteúdos porque é uma ética formal, não procura afirmar o que devemos fazer mas sim como.