terça-feira, 28 de setembro de 2010

Objecto, objectivo e método da Filosofia

O objecto: A filosofia não tem um objecto específico de estudo, tem vários, ou, se se quisermos dizer, o seu objecto é o Todo. O objecto da reflexão filosófica é o Ser, conceito que engloba tudo quanto exist, desde os mais simples e vulgares objectos materiais até às mais complexas e refinadas criações do espírito humano. A arte, a religião, o comportamento do ser humano e os valores por que se orienta, a própria ciência, a linguagem, o domínio da acção política, são campos que a filosofia explora.

O objectivo: A filosofia, como a ciência, a arte, a religião, pretende compreender melhor o mundo e a vida. Não engloba propriamente encontrar as causas dos fenómenos, como na ciência, mas sim de dilucidar conceitos, levantar questões, perceber razões e encontrar sentidos.

O método: A filosofia é um empreendimento racional: quer compreender; quer compreender através da razão. 

12 comentários:

  1. apesar do post ser de 2010, continua até hoje a ser útil, Muito útil. Obrigado

    Leo - Moçambique

    ResponderExcluir
  2. o comentario foi muito valioso e abrangiu o os meus pressupostos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante este tema me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. Me desculpe, mas cadê as citações dessas frases? Por acaso você que inventou os objetivos da filosofia? Quem foi que disse que: "A filosofia, como a ciência, a arte, a religião, pretende compreender melhor o mundo e a vida. Não engloba propriamente encontrar as causas dos fenómenos, como na ciência, mas sim de dilucidar conceitos, levantar questões, perceber razões e encontrar sentidos.", quero mais informações, falta citações !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele apenas quer ajuda e resumir tudo,mas verdadeiramente os nomes são sempre importantes

      Excluir